domingo, 27 de maio de 2012

Ossos dos Pés


É através de nossos pés que conseguimos realizar muitas atividades do nosso dia a dia. Como ir ao trabalho, dançar, correr e fazer muitas coisas. O pé mantém o homem em pé, como o mesmo já indica. Mas você sabia que o pé do corpo humano tem exatamente 29 ossos?
Os pés dos animais mamíferos tem três divisões. O tarso, que é a parte de cima do pé, que tem ligação direta com os ossos da perna. O metatarso, que é parte do meio do pé, mais conhecida como peito do pé. E os dedos, que são cinco e estão localizados na extremidade frontal do pé. Dentre essas divisões existem outras. Por exemplo, o tarso é divido em 7 partes.
A fileira proximal: calcâneo e tálus. E a fileira Distal: navicular, cubóide, cuneiforme medial, cuneiforme intermédio e cineiforme lateral; O metatarso tem 5 ossos, os quais são considerados ossos longos.  Há também mais 14 falanges no pé. Todo esses ossos são unidos por ligamentos, no total são mais de 100 ligamentos. Essa união, entre ligamentos e ossos é que são as articulações.
ossos dos pes-1
Ossos dos Pés
No pé de um ser humano existem 33 articulações. A articulação superior do tornozelo, articulação subtalar, articulação transversa do tarso, articulação tarsometatarsianas e interfalangeanas. Os nomes são complicados, como todos os outros nomes que a medicina dá para as partes de nossos corpos. Porém sem qualquer um desses ossos seria impossível realizar nossas atividades cotidianas. Quando falamos das vascularizações do pé, vamos encontrar a artéria dorsal do pé, a artéria plantar medial e a artéria plantar lateral. A inervação se baseia em nervo plantar medial, nervo plantar lateral, nervo fibular profundo e nervo fibular superficial.
Como funciona os movimentos do nosso pé? É assim, como todos os outros movimentos ele é realizado pelos músculos. Esses músculos são divididos em 2 tipos:  extrínsecos e intrínsecos. O primeiro tem origem abaixo dos joelhos e terminam no pé. Eles são responsáveis pelo movimento do tornozelo e de todos os dedos. Já os músculos intrínsecos começam nas articulações do tornozelo e podem estar no dorso ou na planta dos pés. Eles são responsáveis pelos movimentos dos artelhor.
Falando melhor da circulação, o sangue que passa pelos pés percorre uma longa rota dentro de nosso corpo. Ele vem do coração, logicamente e percorre todo o corpo até chegar nos pés para levar nutrientes e oxigênio para as células do pé.  O sangue venoso que retorna dos pés fica para as veias digitais dorsais e plantares.
ossos dos pes-2
Estrutura Óssea do Corpo
O movimento do pé como um todo e do tornozelo é denominado de dorsiflexão, aquele movimento que fazemos para levantar o pé. A amplitude desse simples movimento mobiliza muitos ossos e chega a ter 20 graus de inclinação.  A plantiflexão é aquele movimento de alinhar o pé a linha perna. Esse movimento tem uma amplitude de 50º e é realizado pelos músculos sóleo e gastrocnêmios. Existem também a inversão que é quando a barda do pé move-se em direção a parte média da perna, com amplitude de 20 º. Esse movimento é realizado pelos músculos: tibial posterios, gastrocnêmios, sóleo e flexor longo de todos os dedos.
ossos dos pes-3
Chapa dos Pés

O pé, uma das partes do nosso corpo que mais trabalha, que mais sofre com nossas atividades. Parece ser uma parte bastante simples, mas como vimos a partir das principais divisões do pé, presente no texto, compreendemos como é complexa toda a estrutura do pé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário