domingo, 27 de maio de 2012

gravidez


Os Primeiros Sintomas de Gravidez 

O primeiro sintoma de uma possível gravidez, é o atraso menstrual e para comprová-la terá que fazer um exame conhecido como "Teste de Gravidez", a partir de uma semana de atraso. Porém hoje, a prova mais evidente é dada pela Ecografia.
A gravidez traz mudanças radicais para o organismo, que se manifestam em alguns sintomas muito característicos e perceptíveis desde o começo da gestação, como seios mais sensíveis, necessidade de ir mais vezes à casa de banho em especial à noite, sonolência, pouco apetite, enjoos, vómitos e outros sintomas que são diferentes de gravidez para gravidez e de mulher para mulher.
As alterações sofridas, as sensações vividas vão variando ao longo da gravidez, pelo que cedo se torna necessário escolher o médico que será seu aliado, seu orientador, seu ajudante, nesta maravilhosa viagem, que é a sua gravidez..

Calendário da Gravidez

Diagnosticada que está a sua gravidez, precisa de conhecer o calendário estabelecido para o nascimento do seu Filho. É mais fácil contar 280 dias (40 semanas) a partir do 1º dia da última menstruação como orientador da Data Provável do Parto (normalmente assinalado DPP). O seu médico irá falar-lhe em semanas. Não se preocupe, porque as semanas obtêm-se contando os dias desde a última menstruação e dividindo-os (por exemplo: última menstruação – U.M. – 25 de Junho; hoje 22 de Outubro – passaram-se 140 dias; divide os 140 dias por 7 dias, terá as 20 semanas de gravidez).
Como os ciclos menstruais não são iguais, variando de mulher para mulher, é regra ser considerado o termo de uma gravidez o espaço de tempo que varia entre as 38 e 42 semanas. Por isso não estranhe que o seu médico, quando estiver tudo dentro da normalidade, mandar aguardar mais uma ou duas semanas para além das 40tanto com o seu companheiro como com o seu médico no decorrer da gravidez. Ele poderá informá-la, tranquilizá-la e aconselhá-la.

Boletim da Grávida

As consultas têm um calendário que deverá respeitar sempre que for marcado.Existe o boletim da grávida, elemento importante fundamental como fonte de informação da sua gravidez, onde ficarão registados todos os exames, consultas, medicação e qualquer outra ocorrência. deve ser o seu acompanhante fazendo parte do seu material de carteira.
Os exames que lhe serão pedidos durante a gravidez, as chamadas de rotinas, são do conhecimento do seu médico que em tempo devido, segundo o calendário estabelecido e as necessidades que forem surgindo, a irá informando e solicitando.
As ecografias, hoje em dia de grande utilidade no estudo do seu bebé, como uma técnica de apoio ao médico, também têm o seu tempo útil. É preciso saber utilizá-las e compreender as informações que trazem.
Alguns medicamentos durante a gravidez têm uma aplicação dirigida. É o caso do ácido fólico, do ferro, das vitaminas, do cálcio cujas prescrições são da competência do seu médico que em tempo apropriado lhe indicará. Toda outra medicação será consoante as necessidades e sempre sob sua orientação ou conhecimento


Nenhum comentário:

Postar um comentário