domingo, 27 de maio de 2012

Gravidez






Quantos quilos é que irá aumentar?

A maior parte das mulheres de boa saúde engorda entre 10 a 15 quilos, mas a verdade é que este valor depende amplamente de mulher para mulher. Por isso, não entre em pânico se não se situar neste intervalo de peso: fale com o seu médico sobre isto. Este aumento de peso é gradual; lembre-se que cada mulher tem o seu próprio ritmo.
Um aumento de peso adequado permite-lhe passar uma gravidez e um trabalho de parto sem complicações, além de poder armazenar reservas de energia e nutrientes suficientes para amamentar o seu bebé e manter-se saudável.




















Como é que o seu peso irá mudar?

O aumento de peso distribui-se quase uniformemente entre o seu bebé (incluindo a placenta e o líquido amniótico) e o seu corpo (aumento do volume de sangue, crescimento do útero e desenvolvimento dos seios).
O aumento de peso varia de mulher para mulher.
Não obstante, eis uma indicação do aumento médio de peso durante os diferentes trimestres da gravidez. Não se preocupe se as alterações no seu peso não se situarem exactamente dentro destes valores.
Durante o primeiro trimestre, o aumento médio de peso varia entre 0,5 e 1,5 quilos por mês.
Durante o segundo trimestre, deve, teoricamente, aumentar entre 0,4 a 0,5 quilos por semana.
Durante o terceiro trimestre, irá engordar cerca de 0,5 quilos por semana.
gravidez na adolescência


Que fazer se aumentar demasiado de peso?

Como o corpo de cada mulher é diferente, o aumento de peso varia, também, de uma mulher para a outra. Mas está certa em questionar-se sobre um aumento rápido do peso numa fase inicial (após as oito semanas, é normal ter engordado cerca de 1,3 a 2,2 quilos).
Se, antes de engravidar, estava magra, não existem motivos para alarme. Contudo, se o seu peso estava normal ou um pouco acima do ideal antes da gravidez, preste uma atenção especial à sua dieta durante o resto da gravidez.
Dê preferência a fruta fresca, vegetais, cereais, fontes de proteínas e alimentos ricos em cálcio. Evite os alimentos fritos e gordos. E não hesite em discutir as suas preocupações com o seu médico.
Ainda que mantenham uma dieta equilibrada, algumas mulheres tendem a aumentar demasiado de peso no decorrer da gravidez. Outras sentem-se tentadas a usar a gravidez como desculpa para ignorar todas as regras de uma dieta saudável.
Contudo, se aumentar demasiado de peso:
Vai exercer uma maior pressão sobre o coração, já em esforço para lidar com um acréscimo da actividade.
Corre o risco de ter mais dores de costas.
Vai ser mais difícil voltar à silhueta normal depois do nascimento.




Nenhum comentário:

Postar um comentário